terça-feira, 15 de maio de 2007

Peras em taças de crepes com molho de espumante


Para 4 pessoas
5 dl de água
2,5 dl de espumante
70 g de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
4 peras
2 ovos
1 colher de chá de farinha custarda
20 g de Vaqueiro
amêndoas torradas em lâminas

Para os crepes:
100 g de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
2 dl de leite
1 colher de sopa de Vaqueiro Culinesse


preparação
Escolha um tacho onde caibam as peras lado a lado e em pé. Misture aí a água com o espumante e o açúcar. Junte o pau de canela e a casca de limão e leve ao lume.

Entretanto, descasque as peras, mantendo-lhes o pé. Introduza-as no tacho e deixe ferver até as peras estarem macias.

Enquanto cozinha as peras prepare os crepes: numa taça, misture a farinha com o açúcar. Abra um buraco no meio e deite aí o ovo, o leite e a Vaqueiro Culinesse. Misture tudo muito bem com uma vara de arames até obter um creme liso.

Aqueça uma frigideira de crepes com 22 cm de diâmetro e, quando estiver quente, deite uma concha de massa e faça girar a frigideira de modo a cobrir todo o fundo com uma fina camada de massa. Deixa alourar, volte o crepe e coza-o do outro lado. Repita a operação mais 3 vezes. Reserve os crepes até as pêras estarem macias.

Ligue o forno e regule-o para os 200 °C.

Escorra muito bem as peras da calda e retire o pau de canela e a casca de limão.

Coloque no centro de cada crepe algumas amêndoas torradas. Por cima das amêndoas coloque uma pera em pé. Levante os crepes em volta da peras e ate com cordel de cozinha de modo a obter uma espécie de taças.

Coloque sobre um tabuleiro pincelado com Vaqueiro Culinesse e leve ao forno durante cerca de 10 minutos.

Entretanto, bata os ovos com a custarda e vá adicionando a calda de cozer as peras, em fio e mexendo sempre com uma vara de arames. Leve ao microondas durante cerca de 2 minutos na potência máxima, mexendo a meio do tempo. Se for preciso introduza mais 1 a 2 minutos no microondas até obter a consistência desejada para o molho.

Espalhe o molho sobre o fundo dos pratos de serviço, por cima coloque as taças de crepes com as peras e salpique com amêndoas torradas em falhas.

1 comentário: